Quarto Montessoriano

Quarto Montessoriano


Sua casa moderna hoje traz ideias para você montar o quarto montessoriano adequado para seu filho(a). Não só ideias, mas a ciência por trás dessa magnífica ideologia!!. Por isso temos a orientação de quem entende bem do assunto _ Audrey Migliani do Ambiente Preparado, que é arquiteta especialista na área.

O que deve ter um quarto montessoriano?

  1. Cama baixa ou colchão no chão;
  2. poucos elementos decorativos;
  3. muita segurança; 
  4. adaptação ergonômica.

Entre outros detalhes que vamos ver por aqui:

O que é um quarto Montessoriano

Quarto Montessoriano surgiu da necessidade de montar um espaço com a perspectiva da criança, considerando os conceitos da escola Montessoriana. Ele tem a finalidade de estimular a independência da criança para que ela use o seu espaço com liberdade de acordo com sua vontade.

Não foi a educadora Maria Montessori que inventou o quarto montessoriano, o conceito nasceu décadas depois a partir inspiração de sua filosofia aplicada na metodologia de ensino.

Origem da escola montessoriana

Maria Montessori foi uma médica e pedagoga muito interessada no desenvolvimento da criança. Desenvolveu a técnica de ensino, que chamou de “Pedagogia Científica” com a premissa de fazer os pimpolhos se expressarem e se apropriarem do espaço da sala de aula. Isso num tempo em que as técnicas de ensino eram muito inapropriadas com o uso de métodos de punição como mão a palmatória e castigos psicológicos.

Quarto Montessoriano - Fotos Audrey Migliani

Maria Montessori fala em seu livro para fazer um ambiente preparado em que os móveis sejam baixos segundo a ergonomia infantil, para que a criança possa carregar, bem como tenha autonomia para alterar os móveis de acordo com a sua necessidade durante as aulas (1). 

O resultado era notado no desenvolvimento das crianças, que tinham sua curiosidade aguçada para descobrir novos mundos, e aparentemente ficavam mais seguros e autossuficientes.

Estudos recentes comprovaram alterações nos cérebros das crianças que são educadas segundo o método de aula (2).

“Estudos apontam que crianças que vivem em ambientes preparados (quando seguros) têm mais autonomia, autoestima, se conhecem melhor, se sentem mais confiantes, são mais criativas e se concentram melhor”, conta Audrey Migliani do Ambiente Preparado.

 

Quarto Montessoriano - Fotos Audrey Migliani

Como montar o quarto montessoriano

Não é só uma lista de móveis que precisa tomar nota, mas entender a função de cada elemento para o quarto montessoriano.

Fiz algumas perguntas a Audrey Migliani sobre dúvidas frequentes e assuntos que não encontramos sobre o tema. Ela informou o que é realmente necessário para este ambiente:

  • Precisa ter preços acessíveis – Os móveis do quarto montessoriano precisam ser acessíveis. Na verdade, podem ser até mais econômicos do que se imagina. Ela conta:  “a maioria da mídia fazia parecer que era para ser caro. Decidi então unir minhas duas paixões: a arquitetura e o desenvolvimento infantil mostrando que é possível preparar ambientes respeitosos, seguros e acessíveis em TODOS os lares!”. 
  • Observe detalhes importantes – Para estimular no momento certo do dia, e acalmar na hora de dormir, é muito importante seguir a regra do menos é mais: “resumidamente, um quarto que siga a filosofia montessoriana deve ter cores claras, pouca informação visual, uma cama baixa, poucos brinquedos (organizados em estantes ou prateleiras)”.  
  • Faça-o adaptado corretamente – “Dependendo da idade da criança esse quarto deve estar preparado para oferecer autonomia a ela ao se vestir e em todos os momentos de seu autocuidado. Convido a todos que conheçam todas as inspirações no instagram onde publico diariamente ideias de como preparar ambientes montessorianos (não apenas do quarto) de forma simples, econômica.”
Quarto Montessoriano - Fotos Audrey Migliani

A página no Instagram - Ambiente Preparado

Não só para montar o quarto montessoriano, a página Ambiente Preparado da Audrey fala de ideias para criar brinquedos educativos, adaptar a casa inteira para os pequenos, bem como estimular a criatividade em qualquer idade da criança. Vale a pena ver e anotar as dicas!

Quarto Montessoriano - Fotos Audrey Migliani

 

Ela contou como surgiu a ideia da página: “Surgiu quando minha filha tinha seis meses (em 2018) e eu estava pesquisando mais ideias para preparar ambientes em meu lar para ela. Percebi que muitas pessoas estava vivendo a filosofia montessoriana em seus lares de forma simples (é pra ser simples rs)”

Ela contou também que se preparou para atuar na área. “Fiz cursos livres como Introdução à Montessori, Montessori em Casa, O Ambiente Preparado em Sala De Aula, Alfabetização Montessori... fora isso, tudo o que eu aprendi foi lendo. Pretendo formalizar uma especialização em 2021!”.

Quarto Montessoriano - Fotos Audrey Migliani

Equilíbrio na hora de montar o quarto montessoriano

Quarto montessoriano garante um desenvolvimento saudável com foco na autonomia da criança. Mas não significa que você vai ter o filho e pronto, se vire sozinho! Não mesmo! Como mãe ou pai, não vai livrar você de alguns perrengues ou responsabilidades inerentes da função (3).

O cuidado e o carinho por montar um espaço com a filosofia de Montessori pode ajudar a acalmar, porém não exclui que aconteça. Por isso é um método democrático, que pode ser feito em qualquer fase da vidinha da criança, até mesmo bem bebezinho.

 

Quarto Montessoriano - Fotos Audrey Migliani

 

Citando também um livro antigo – Primeira à Timóteo 5:8 “Se alguém não provê o necessário para os seus, renega a fé (...)”, cuidar dos filhos implica dar o NECESSÁRIO tanto para o momento como para o futuro deles. Mais necessário que “dar do bom e do melhor” em sentido material é dar qualidade de vida, orientação, amor e principalmente limites. Pensemos em dar o necessário!

 

 

___referências

Consulte https://www.instagram.com/ambientepreparado/ página da Audrey Migliani no Instagram.  Mais dicas e um ebook gratuito com todas essas informações neste site aqui: https://www.ambientepreparado.com.br/ebook

  1. Descoberta Da Criança, A - Pedagogia Científica -  Maria Montessori – Ed. KIRION
  2. Maria Montessori IDEAIS E Práticas – Direcional Educador – Ed. Leitura Prima 
  3. Bebês e suas mães – D. W. Winnicott -  Ed. Wmf Martins Fontes
Categoria

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é um visitante humano ou não e para evitar envios automatizados de spam.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.